O Projeto Gema é uma iniciativa musical multiplataforma que tem nas músicas regionais do Rio Grande do Sul, bem como na musicalidade e diferentes fazeres musicais de seus povos, o fio condutor para uma nova narrativa acerca da diversidade cultural deste estado. É também objeto e conteúdo desta iniciativa a cultura popular e os mestres e comunidades tradicionais que habitam seu território.

Idealizado no ano de 2016 pelo pesquisador em culturas tradicionais e produtor cultural Lucas Luz e com patrocínio do programa Natura Musical e financiamento do sistema Pró-Cultura RS, foi a primeira temporada do conteúdo multiplataforma "Gema - Músicas Regionais do Rio Grande do Sul", composto por uma websérie em dez episódios, podcasts, textos, fotografias e revistas, distribuídas em equipamentos culturais e escolas estaduais de ensino público. 

Esta temporada foi gravada entre os meses de abril e junho de 2016, sendo disponibilizadas ao público entre setembro e dezembro deste mesmo ano. Apesar ser um pequeno recorte da produção musical do RS, é o maior levantamento já feito desde as pesquisas e vivências de J. C Paixão Côrtes e Barbosa Lessa no final dos anos 1940, e dos discos "Música Popular do Sul", da gravadora "Discos Marcus Pereira", na década de 1970.

O conteúdo gerado, disponível para streaming e download neste site e em nossas redes sociais, também foi utilizado em diferentes programas de rádio e televisão, na FM Cultura e na TVE RS, respectivamente.

Os vídeos produzidos integraram a programação dos seguintes eventos, nos quais também foram realizadas palestras de seus realizadores :

  • Semana acadêmica de música do Centro Universitário Metodista IPA - Novembro/2016

  • Seminário de culturas, filosofias da diferença e educação sustentável - Feira do Livro de Porto Alegre - Novembro/2016

  • Programação de verão do Cine Santander - Fevereiro/2017

Ainda em 2016 foi finalista do Prêmio Brasil Criativo, uma das mais importantes premiações da economia criativa brasileira, categoria música, ao lado de importantes projetos como Brasil de Tuhu e Ponte Plural.

 

Em agosto de 2017 foi indicado para representar a região sul na 30˚ edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concorrendo com iniciativas de preservação de patrimônio de todo o Brasil.

O conteúdo da primeira temporada de Gema também foi utilizado dentro da programação oficial do Festival Brasileiro de Música de Rua - 2018, sendo exibido na íntegra em escolas de Caxias do Sul e de outras cidades da região da serra.

Atualmente o Projeto Gema está dando início à um mapeamento colaborativo das culturas populares e tradicionais do RS, seus mestres e suas comunidades tradicionais.

Acesse

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey SoundCloud Ícone
  • Grey Instagram Ícone

GEMA é um projeto idealizado e realizado por

2019. Todos os direitos reservados.