e

SECRETARIA

DE ESTADO

DA CULTURA

apresentam

Apresentação          Equipe           Sinopse          Ficha Técnica            Contato

ma palavra pode ter vários significados, outros tantos podem ser inventados. Aqui, nosso ponto de partida é um lugar comum: a gema - a do ovo - e tudo aquilo que essencialmente ela é e pode representar.


Segundo o dicionário, ela é ‘rica em substâncias nutritivas’. Lembrando das aulas de ciências ou fazendo uma rápida busca pela internet, surge também a ideia de embrião. Com isso, a criação, a gestação, a vida.

 

Pensando no ovo como um todo, temos a casca por fora. Uma fronteira, um limite. Algo que protege e oferece resistência. Tanto para quem tenta rompê-la de fora para dentro, como para a vida que está dentro e busca o lado de fora, onde habita uma nova possibilidade, um outro território.

Percorrer as estradas do Rio Grande do Sul em busca de nossos protagonistas e de suas músicas, e vivênciá-los, ainda que de forma breve, nos permitiu um novo entendimento sobre o conceito música. E sobre o que é ser músico.

Profissionais ou amadores, de tradições populares ou acostumados com grandes palcos, registramos pessoas que fazem música gaúcha. A música regional gaúcha. Regional, local. Mas sempre, desde sempre, desde muito antes do primeiro acorde, GLOBAL.


Assim rompemos cascas. As nossas e as dos ecossistemas por onde nossos protagonistas transitam. Buscamos ir além daquilo que um dia se definiu como a verdadeira música gaúcha. Definição pautada sob uma ótica unilateral e tendenciosa.

 

A música do Rio Grande do Sul sempre foi mais brasileira do que se imagina. Seja pelas influências do rádio ou pela influência daqueles que desbravaram outras ‘ondas’ e por aqui se chegaram. De forma recíproca, abrimos uma possibilidade para que nossos artistas mostrassem suas outras metades e pudessem, inclusive, sair um pouco de suas zonas de conforto.

 

E foi lá dentro, onde procurávamos a gema, que encontramos a música. Ou como diriam os nossos amigos Mbyas Guaranis, ‘o som da vida’, que nasce e que faz nascer, em um processo contínuo e orgânico.

 

Música de um tempo antes de agora. E para depois, para o eterno. Muitas vezes cercada de fronteiras e sob ameaças das mais diversas. Talvez por isso, os músicos que as criam sejam tão resistentes e curiosos por um mundo lá de fora, e assim como passarinhos quando nascem, querem é voar. Para longe de uma única origem, mas cada vez mais para perto do que realmente são.

 

Com a possibilidade de inscrever um projeto para a edição regional do edital Natura Musical, imediatamente pensei em dar continuidade ao trabalho iniciado em 2010, quando realizei Fésta. Com ele percorri diversos lugares do Brasil, sozinho, fazendo registros multimídia de mestres, grupos e comunidades tradicionais da cultura popular brasileira. Trabalho que rendeu prêmios e uma boa circulação com palestras e exposições de fotografias.

 

Por atuar regionalmente, o Natura Musical-RS me provocava a trabalhar algo a partir de um recorte local. Algo que, talvez por falta de coragem, nunca tivera me proposto a fazer. Pensando na grandeza deste novo projeto e na responsabilidade de realizar um trabalho vinculado a este programa de incentivo à música brasileira, convidei grandes profissionais das áreas necessárias (e coincidentemente alguns de meus melhores amigos) para formar a equipe que viria a gerar todo material que agora disponibilizamos para você.

 

Em uma possível linha do tempo, Gema é livremente inspirado em grandes projetos como as ‘Missões de Pesquisas Folclóricas’ (1938, Mário de Andrade) ou como as viagens de pesquisas e registros em busca da vida primitiva gaúcha (décadas de 1950 à 1980, J.C Paixão Côrtes). Inspira-se ainda em alguns trabalhos contemporâneos como ‘A Música do Brasil’ (2000, MTV Brasil), ‘Turista Aprendiz’ (2004,  releitura das missões de Mário de Andrade realizada pelo conjunto musical A Barca), ‘Mestres Navegantes’ (também com financiamento do programa Natura Musical), a imersão no Brasil profundo realizada por meu grande amigo e inspiração Alfredo Bello, e o recente ‘Visceral Brasil’ (2015, TV Brasil).

 

Com a equipe de Gema definida e alguns nomes em desejo para os vídeos, realizamos o difícil trabalho de definir uma linha de pesquisa e registros, nosso foco curatorial. Dez nomes aleatórios, que por motivos diferentes nos inspiravam e traziam alguma emoção, algum sentimento em especial que nos chamava para perto.

Incrivelmente todos os protagonistas de Gema, à princípio desconexos uns dos outros, se mostraram amarrados de alguma jeito. Talvez de forma inevitável. Talvez um sintoma de suas inquietudes. Sem saber ao certo, deixo para que você mesmo chegue à uma conclusão.

 

Gema é um registro multiplataforma, composto por dez mini-documentários e podcasts, que poderão ser acessados gratuitamente por meio deste site.

 

Aproveitem. Quebremos as cascas. A do mundo lá de fora e as nossas.

____


Lucas Luz

U

 
 

Equipe

Lucas Luz | produtor executivo e pesquisador | dasluzes@gmail.com

Artista 360˙, é escritor, fotógrafo, pesquisador em culturas tradicionais e produtor cultural. Responsável pela Dasluzes Produções & Projetos Culturais, é o idealizador do Projeto Gema, realizando todo o gerenciamento do projeto, bem como pesquisas, entrevistas e registros visuais. Acesse dasluzes.art.br e lucasluz.art.br

Ismael Corrêa de Oliveira |  pesquisador e sound designer | ismaelscoliveira@gmail.com

Músico, professor, micro pesquisador individual focado em culturas populares e físico do som. É coordenador musical do grupo cultural Maracatu Truvão. Integra o Forró Cavaco Chinês e o Coletivo de teatro Das Flor. Cursou "Fundamentos do Áudio" no Instituto do Áudio e Vídeo- SP e, como exerce em diminutivo a angustiosa adivinhação da existência, formou-se bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Francisco Cadaval | diretor cinematográfico | franciscoscadaval@gmail.com

Jornalista pela PUC-RS, com mais de 10 anos de contribuição nas áreas de comunicação social, fotografia e cinema. Como roteirista e diretor de filmes atua em sucessivos projetos, colaborando com parceiros em múltiplos setores do mercado.

Mario Neto | diretor de arte e multimeios | marisco@gmail.com

Artista e Técnico multiplataformas com 15 anos de experiência em comunicação. Como arte finalista, produtor gráfico e diretor de arte em publicidade tem colaborado com centenas de parceiros, entre indivíduos e empresas, de forma global. Fotógrafo e cinegrafista amador até então. Na música é produtor nos projetos Candÿheads e Silência.

Rafael Dezesseis | sound designer | 3girafas@gmail.com

Músico e sound designer, especializado em música brasileira. Responsável pela produtora fonográfica e audiovisual 3Girafas. Na música integra os coletivos Cavaco Chinês e Antenório. Como sound designer foi premiado no 15º FBCU por "contribuição artística" pelo som no filme "Pequenina".

 

Sinopse​

Gema é um projeto que visa apresentar a diversidade musical do Rio Grande do Sul. Em cada capítulo o espectador é convidado a visitar uma personagem/comunidade e conhecer parte do seu universo sonoro. Gravado durante o ano de 2016, percorreu o território sul-rio-grandense, realizando vivências e interações com diferentes músicos, mestres, grupos e comunidades tradicionais. 

Selecionado pelo edital Natura Musical Rio Grande do Sul, Gema compreende a pesquisa e posterior levantamento de algumas dessas características de nossa música, tendo como resultado 10 mini-documentários, registros fotográficos, textos, entrevistas e podcasts, divulgados em website, além de uma revista a ser publicada ao final de sua realização.

 

 

 

 

 

 

Ficha Técnica

Idealização: Lucas Luz
Realização: FÉsta
Planejamento, gestão e produção executiva: Dasluzes Produções & Projetos Culturais
Direção de Arte e Multimeios: Mário Neto
Pesquisa: Lucas Luz e Ismael Corrêa de Oliveira
Consultoria: Arthur de Faria e Pedrinho Figueiredo
Assessoria de Imprensa: Dona Flor Comunição
Ativação de Redes Sociais: Ismael Corrêa de Oliveira
Assessoria Jurídica: Gustavo Bahuschewkyj Côrrea
Assessoria Contábil: Marcus Arruda Marques
Logo: Mônica Kern

Vídeos
Direção e Edição: Francisco Cadaval
Câmeras: Francisco Cadaval, Mário Neto e Lucas Luz
Som Direto: Rafael Dezesseis e Ismael Corrêa de Oliveira
Entrevistas: Lucas Luz, Ismael Corrêa de Oliveira e Rafael Dezesseis
Arte: Mário Neto
Edição e Sound Design: Rafael Dezesseis
Mixagem: Ismael Corrêa de Oliveira

Podcasts
Produção: 3Girafas
Organização, edição e mixagem: Rafael Dezesseis

Website e revista
Projeto Gráfico e diagramação: Mário Neto
Textos: Lucas Luz
Fotografias: Francisco Cadaval, Mário Neto e Lucas Luz

 
 

Contato

O projeto GEMA é uma produção da Dasluzes Produções & Projetos Culturais   

Telefones: (51) 9393.5995 - Vivo + WhatsApp | Skype: dasluzes

Email: dasluzes@dasluzes.art.br | Site: www.dasluzes.art.br

Acesse

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey SoundCloud Ícone
  • Grey Instagram Ícone

GEMA é um projeto idealizado e realizado por

2019. Todos os direitos reservados.